0

Cultura contra o desperdicio


Não fui a tempo de fazer a minha contribuição para o dia blog action day. No entanto gostei muito de ler as participações da Rosa, da Alice, da Ana, da Natacha, da Rita e da Isabel. Fiquei inspirada com as muito boas sugestões que deixaram e até com mais vontade de fazer algumas delas que por vezes esqueçemos.











Por isso apartir de agora vou ser mais disciplinada:








Não trazer mais sacos de plástico dos supermercados e andar com sacos reutilizaveis na mala, enquanto não faço o meu saco de tecido, para trazer as compras.









Vou tentar reduzir os meus prolongados banhos (o pecado que me sabe pela vida).









Lavar a loiça de uma só vez e passar por água de uma só vez com os talheres e os tachos mais difíceis de lavar no fundo.











E aplicar as boas ideias que aprendi:









Pus um balde ao lado da banheira para meter debaixo da torneira para quando abrimos e não chega a água quente.









Com essa água posso regar plantas, lavar o chão ou usar na sanita como descarga de autocolismo.



Também aproveito a água do banho da miúda como descarga do autocolismo.









Vou por um alguídar, junto com o balde, para guardar a mesma água mas com para um fim diferente: lavar os vegetais (estas podem ser reaproveitadas mais uma vez como rega de plantas), cozinhar ou meter a loiça suja de molho. (acabei de me lembrar desta :) )











O que faço:












Separação do lixo e reciclagem.












Reaproveitar latas e frascos:




As latas podem servir para guardar coisas tanto na cozinha como fora dela (meter lápis, linhas, botões, utensílios de cozinha..) e podem ser decorados por nós.




Os frascos uso para guardar comida: líquidos, açucar, sal, arroz, a maionese caseira... enfim, em vez de comprar uma linha infinita de tupperweares, tenho alguns, e o resto aproveito frascos e recipientes de plástico da comida que encomendamos e que assim vem acondicionada (alguns resistem até hoje).





Estou a guardar a roupa da O. para um possível segundo filho e a que não quero dou a amigos ou vendo na kid to kid.








Guardo as impressões que saem mal para outras impressões teste ou rascunhos e esboços do lado contrário.








As caixas de cereais uso para modelagem mas também podem servir para capas de livros ou blocos.






















No fim fica-me a vontade de desperdiçar menos e aproveitar mais.








A reciclagem já começa a ser um habito comum e as pessoas estarão mais receptivas a este tipo de acções. O que é bom. Mas a verdade é que este tipo de acção foi tida em causa pelo negócio que tem por detrás. Reciclar é importante mas penso que esta opção é a última a ter em detrimento das outras. É necessário aproveitar o caminho aberto para continuar a educar.









Sacos reutiláveis assim e assim.



E porque não reaproveitar tecidos ou camisolas velhas sem uso e fazermos o nosso próprio saco... assim!






E para quem não tem jeito há quem faça por nós!

0 comments: