3

jindungo, maguita-tuá-tuá, ndongo, nedungo e piripíri


Este é a aquisição mais nova cá da casa apresento-vos a capsicum frutescens.

Primeiro foi a aloé vera que já vai nos seus 4 anos, sensívelmente. Depois adoptei a salsa e a hortelã. E por fim decidi ter malaguetas!

A intenção é ter em casa (quase)todas as ervas e especiarias bem fresquinhas. Fica mais económico, é mais divertido, porque somos nós que cuidamos delas, são livres de quaisquer químicos e estão sempre à mão.
E o mais engraçado é que não vou à procura de nada. Há sempre alguém que tem no seu jardim plantado qualquer coisa que desperta-me o desejo de o levar para casa.

Mas verdade seja dita que não sou grande jardineira. A avaliar pela aloé - que apresentava-se amarela nas pontas como que queimada e verde clara, demasiado clara - que para perceber que a aloé precisava de estar dentro de casa e que eu a regava em demasia, foi preciso um par de anos.

Já a salsa tive que ser mais atenta e rigorosa pois é bastante mais susceptível que uma aloé. Ainda sobrevive, com algumas folhas verdes mas não percebo porque é que ficou assim tão amarela de repente (alguem?).

A hortelã nem pegou :(

Quanto ao meu novo pé acabadinho de plantar espero que vingue apesar de terem-me avisado logo que o mais provavel era morrer.

Qualquer das maneiras vou enterrar as malaguetas, como me disseram para fazer, e se este pé não pegar é só esperar mais uns... 2 anos!


Se alguém por aí for mais entendido que eu nestas matérias faça o favor de se pronunciar.

Todas as dicas são bem-vindas.




3 comments:

Vento no Cabelo disse...

especiarias em casa... o sonho de qq uma!
tambem kero ter... quando tiver casa ehehe
sobre a jardinagem... lamento.. tb nao percebo nada :-)

Anónimo disse...

acho que cada vez mais é um sonho partilhado por muitos, e ainda bem!
cá em casa temos salsa, coentros, manjericona, para além de termos também um apsicum frutescens, que nos brindou este ano com 2 malaguetas, uma figueira, uma macieira, um castanheiro, um limoeiro, e uma laranjeira...tudo isto de semente vinda da fruta que nós comemos.

Anónimo disse...

Olá!

Não precisa espera 2 anos! Abra uma malagueta e coloque as sementes em cima de algodão molhado (pode por o dito dentro de um prato). è sor ir humedecendo e + ou - 2 semanas estão a germinar. O resto já sabe como se faz.