1

iogurte





Lembro-me de ver a minha mãe a fazer iogurte e ficava sempre muito desconfiada, isto porque não entendia como é que uns simples frascos poderiam produzir iogurte sem electricidade, motor e ou movimento.
Ainda hoje fico um pouco intrigada com todo o processo. Por isso decidi aprender a fazer iogurte e experimentar fazê-lo em casa e eis para minha surpresa que nem foi preciso a iogurteira!
Assim, por linhas gerais e sem muitos termos científicos, o iogurte é um organismo vivo resultado de uma fermentação. A fermentação dá-se com o calor que permite às bactérias desenvolverem-se e transformarem o leite em iogurte. Nada mais simples.


O meu iogurte ficou meio liquido, pouco acido e com bastante soro. Não sei se foi do facto de ter deitado o soro do iogurte que misturei no leite e não devia (?)ou se foi do tempo que deixei a fermentar (5 horas) ou ainda o facto de ter feito com leite biológico e um iogurte natural não biológico.

Ela, para meu espanto, adorou, mesmo sem açúcar e até eu gostei que não sou grande apreciadora de iogurte.


1 comments:

advinha, EU outra vez ;p disse...

eu também gostei! :D

Só gostava d ter tido mais tempo pa fzr mais experiências (com mel, fruta...).

Fica pa próxima ;)