0

A brincar, a brincar... com o ferro.


Numa vertente mais espiritual ou new age (como preferirem) pequenos acidentes em mãos são um psicossomátismo do ódio que nutrimos por nós mesmos.
Mas o que eu odeio são as queimaduras por esta altura, mesmo antes de ir para a praia. São difíceis de curar, tem muitos cuidados extras e deixam um "recuerdo" por um bom par de anos.

Mas nem tudo está perdido. Partilho aqui o conhecimento que por experiência própria fui adquirindo.
Não tenho qualquer tipo de formação medica sendo que estas informações são meramente orientadoras.

Como procedo em caso de queimaduras ligeiras (apesar de a minha ter sido de 2º grau e de conceder um freepass à enfermaria do meu centro de saúde):

1. É necessário arrefecer a queimadura com água fria ou gelo até parar a dor de modo a impedir que a queimadura alastre em profundidade queimando mais camadas de pele.

No meu caso meti o braço no congelador, num recipiente de moelas que tenho no congelador à espera da gloriosa jantarada de amigos. Deixei-me estar colada ao recipiente até sentir a queimar pelo frio, descolei o braço e voltei a colar até nova queimadura pelo gelo.
Quanto mais tempo estiverem nesta dança menos dor sentiram posteriormente.

2. Lavar a ferida com soro fisiológico ou, em falta, utilizar água.

Bem, não foi bem isto que fiz porque ainda estava com dores. Mas como já tinha descongelado as moelas e as dores apesar de terem diminuído persistiram achei que o melhor que tinha a fazer era aplicar aloé vera.

3. Aplicar uma boa camada (1 cm) de gel de aloé vera.
O aloé é antiséptico, desinfecta e alivia.

No meu caso chupou o aloé todo em menos de 1h.
Se tiverem a planta em casa apliquem uma folha devidamente arranjada, tanto o gel como "carne". Se decidirem por aplicar a folha (carne) façam um penso e façam novo penso conforme a assimilação da pele e ou dor.
Aplicar continuamente até cicatrizar devidamente e não expor ao sol pois a pele queimada ainda não está preparada para produzir a melanina (substância que nos torna bronzeados e que nos protege contra o sol).


0 comments: